Eliminado na primeira fase da Copa do Mundo de 2026, o Irã voltou a criticar a Fifa pela organização do evento.

A principal reclamação, desde o início do torneio, é sobre a dificuldade imposta pela logística. Isso porque a seleção iraniana foi obrigada a ficar em Tijuana, no México, após não conseguir autorização para se instalar nos Estados Unidos, onde ocorreram os jogos do seu grupo.

Na madrugada deste sábado 27, após o empate por 1 a 1 com o Egito, o capitão do time, Mehdi Taremi, fez um desabafo com fortes críticas à entidade máxima do futebol e à organização do evento.

Em entrevista após a partida, o jogador disse que o torneio é um desastre. “Nós amamos o povo do México. Amamos Tijuana. [Mas] como jogadores profissionais, numa competição profissional, isto não está certo. Não é justo. Se para a Fifa é justo, ótimo para eles. Mas não é justo. Quem quer nos ajudar? Ninguém, ninguém”, afirmou.

Após a confirmação da eliminação, com o empate entre Áustria e Argélia, na noite deste sábado, os iranianos emitiram uma nota à imprensa e reforçaram às críticas à Fifa e alfinetaram os EUA, enfatizando que a equipe teve um tratamento injusto e antidesportivo desde o início da competição.