Celebrado em 26 de junho, o Dia Nacional do Diabetes chama a atenção para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento da doença. Embora possa apresentar alguns sinais, o diabetes costuma passar despercebido, principalmente nas fases iniciais.

Sintomas como cansaço constante, sede intensa, aumento da fome e necessidade frequente de urinar muitas vezes são associados ao estresse, ao ritmo acelerado do dia a dia ou até ao calor. No entanto, esses indícios podem estar relacionados a alterações nos níveis de glicose no sangue.

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, cerca de 16,6 milhões de brasileiros adultos vivem com a doença, o equivalente a aproximadamente 10,6% da população adulta do país, colocando o Brasil entre as nações com maior número de casos no mundo. A tendência é de crescimento: a estimativa é que esse total chegue a 21,5 milhões até 2030, impulsionado principalmente pelo diabetes tipo 2, responsável por cerca de 90% dos diagnósticos e diretamente associado a fatores como obesidade e sedentarismo.

Sinais de que o diabetes pode estar avançado

Mesmo sem sintomas aparentes, a doença pode causar danos progressivos ao organismo, afetando vasos sanguíneos, rins, olhos, nervos e coração. Quando os sinais se tornam mais evidentes, como visão embaçada, infecções recorrentes, feridas de difícil cicatrização ou formigamento nas extremidades, o quadro pode já estar mais avançado.