A Petrobras, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) anunciaram nesta terça-feira (23) que o Fundo de Investimento em Participações de Transição Energética passará a receber propostas de startups e pequenas e médias empresas interessadas em desenvolver soluções para a área.

A expectativa é de financiar projetos nos setores de fontes renováveis, armazenamento de energia em baterias, captura de carbono, combustíveis sustentáveis e descarbonização de operações. A chamada foi aberta durante o evento Energy Summit, que acontece no Rio de Janeiro.

O aporte máximo total será de R$ 500 milhões, sendo até R$ 250 milhões da Petrobras, R$ 125 milhões do BNDES e R$ 60 milhões da Finep. As três instituições são responsáveis pelo fundo, além da gestora Valetec. Há possibilidade de aumentar o montante com recursos de outros investidores, e cada proposta poderá receber até R$ 10 milhões.

Rodrigo Pimentel, gerente executivo de energia renovável da Petrobras, diz que a intenção é ajudar a desenvolver e acelerar tecnologias ainda em estágio de desenvolvimento: "O segmento de bateria tem nível de maturidade muito diferente do etanol, por exemplo."