Arthur Henrique lidera votação em Roraima, mas sua candidatura está 'sub judice' — Foto: Reprodução Instagram Com 26,57% das urnas apuradas, o candidato Arthur Henrique (PL) lidera a corrida para o governo de Roraima, com 55,11% dos votos. Em seguida, com 41,3%, aparece Soldado Sampaio (Republicanos), atual governador. Nelita Frank está na terceira posição, com 3,58% dos votos. Os três concorrem a um mandato-tampão até o fim do ano. Arthur Henrique tem a candidatura sub judice, porque há uma discussão se ele cumpriu ou não o prazo de desincompatibilização. O entendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia era que o candidato deveria se desincompatibilizar até 24 horas após a realização das convenções partidárias. No entanto, ao julgar uma ação protocolada pelo Republicanos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flavio Dino entendeu que deveria ser observado prazo constitucional e legal, de seis meses, no caso. Arthur Henrique renunciou em 2 de abril, fora desse prazo. A liminar de Dino data de abril. Em razão dela, o TRE de Rondônia rejeitou a candidatura de Arthur Henrique. Este, então, recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda não concluiu a análise do caso. Assim, a candidatura está pendente. Na semana passada, o ministro Antonio Carlos Ferreira autorizou o candidato a seguir com a campanha eleitoral. A decisão de Dino, por sua vez, foi confirmada pela primeira turma do Supremo na última sexta-feira (19), por três votos a um. Se Arthur Henrique passar para o segundo turno, poderá seguir com a campanha enquanto o processo no TSE estiver em aberto. Se vencer, o resultado não poderá ser proclamado enquanto houver a discussão. As eleições suplementares ocorrem depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou a chapa vencedora das eleições de 2022 por abuso de poder político e econômico, em abril passado. Era composta por Antonio Denarium (Republicanos) e Edilson Damião (União), governador e vice, respectivamente. Denarium havia renunciado ao cargo em março, para concorrer ao Senado. Com isso, Damião ficou no comando do Estado. Com a decisão do TSE, Denarium tornou-se inelegível e Damião foi cassado. Assim, Roraima passou a ser governada por Soldado Sampaio, que era presidente da Assembleia Legislativa. Também neste domingo, foram realizadas eleições suplementares para as prefeituras de Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG).