Os eleitores de Roraima vão às urnas neste domingo (21) para escolher quem vai ocupar as cadeiras de governador e vice até janeiro de 2027.
Faltando pouco mais de três meses para as eleições gerais, o pleito suplementar acontece por determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que no final de abril cassou o mandato do então governador Edilson Damião (União Brasil) e tornou o ex Antonio Denarium (PP) inelegível.
Eleito vice-governador em 2022, Damião ocupava a principal cadeira do Executivo na época da decisão do TSE em substituição a Denarium, que havia renunciado ao cargo de governador no mês anterior com a pretensão de concorrer ao Senado. A dupla foi condenada pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político e econômico no pleito de 2022.
Hoje Denarium apoia a candidatura de Arthur Henrique (PL), ex-prefeito de Boa Vista, para o mandato-tampão no Governo de Roraima. Outros dois nomes disputam a eleição suplementar: o atual governador, Soldado Sampaio (Republicanos), que era presidente da Assembleia Legislativa e assumiu interinamente o Executivo a partir da cassação de Damião, e a socióloga Nelita Frank (PT).
A candidatura de Arthur Henrique, contudo, está envolvida em um imbróglio que não deve terminar no domingo.











