Ex-governador de Roraima, Antonio Denarium tornou-se inelegível após decisão do TSE — Foto: Agência Brasil Terminou às 18h deste domingo (21) a eleição para a escolha do governador de Roraima, para um mandato-tampão até o fim do ano. Num processo tumultuado, está na disputa um candidato “sub judice”, Arthur Henrique (PL). Além disso, as urnas exibiram foto de uma candidata, Antonia Pedrosa (PT), mas quem concorria era outra, Nelita Frank (PT). Está na disputa, além de Arthur e Nelita, o atual governador, Soldado Sampaio (Republicanos). As eleições suplementares ocorrem depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou a chapa vencedora das eleições de 2022 por abuso de poder político e econômico, em abril passado. Era composta por Antonio Denarium (Republicanos) e Edilson Damião (União), governador e vice, respectivamente. Denarium havia renunciado ao cargo em março, para concorrer ao Senado. Com isso, Damião ficou no comando do Estado. Com a decisão do TSE, Denarium tornou-se inelegível e Damião foi cassado. Assim, Roraima passou a ser governada por Soldado Sampaio, que era presidente da Assembleia Legislativa. A candidatura de Arthur Henrique está “sub judice” porque há uma discussão sobre cumprimento ou não do prazo de desincompatibilização. O entendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia era que o candidato deveria se desincompatibilizar até 24 horas após a realização das convenções partidárias. No entanto, ao julgar um questionamento sobre essa orientação, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flavio Dino entendeu que deveria ser observado prazo constitucional e legal - de seis meses, no caso. Arthur Henrique renunciou em 2 de abril, fora desse prazo. A liminar de Dino data de abril. Em razão dela, o TRE de Rondônia rejeitou a candidatura de Arthur Henrique. Este, então, recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda não concluiu a análise do caso. Assim, a candidatura está pendente. Na semana passada, o ministro Antonio Carlos Ferreira autorizou o candidato a seguir com a campanha eleitoral. A decisão de Dino, por sua vez, foi confirmada pela primeira turma do Supremo na última sexta-feira (19), por três votos a um. No sistema de totalização de votos do TSE, aparecerá uma tarja sob o nome de Arthur Henrique dizendo “anulado sub judice”. Se Arthur Henrique vencer a eleição, o resultado não poderá ser proclamado em razão da pendência. Se passar para o segundo turno, poderá seguir com a candidatura enquanto houver recurso em julgamento. Também por não haver cumprido o prazo de desincompatibilização, a candidata do PT Antonia Pedrosa foi substituída por Nelita Frank. No entanto, a foto que aparece na urna eletrônica é de Pedrosa. Segundo explica a própria candidata nas redes sociais, a Justiça Eleitoral alegou que não haveria tempo para trocar a imagem. Nessa eleição, estão aptos a votar 384.582 eleitores em Roraima. Também neste domingo, foram realizadas eleições suplementares para as prefeituras de Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG).