O técnico do Paraguai, Gustavo Alfaro, conhecido por suas declarações francas, criticou neste domingo (21) a elite empresarial do futebol, acusando-a de promover uma intromissão comercial na Copa do Mundo e de marginalizar os torcedores com preços exorbitantes de ingressos em um esporte que tem as suas raízes na pobreza.
Em declarações não programadas à imprensa durante um treino, Alfaro prometeu que a sua equipe fará de tudo para avançar à próxima fase e disse esperar que mais torcedores do país possam viajar para apoiar a seleção, somando-se à diáspora paraguaia que já tem comparecido aos jogos.
"Conheço gente que está passando por um momento muito difícil, porque viajar é muito complicado e muito caro hoje em dia. As Copas do Mundo são desproporcionais, os custos, e é por isso que a gente entende o sacrifício que as pessoas fazem para pagar um ingresso", disse.
"A essência do futebol se perde. O futebol não pode ser um negócio, tem que ser futebol. Um grupo muito seleto consegue aproveitá-lo."
"O futebol é de todos nós, principalmente dos mais pobres, porque o brinquedo mais barato para jogar era uma bola que, às vezes, era difícil de comprar, mas, com só um brinquedo, 22 pessoas podiam jogar. Por isso, o poder do futebol é imenso. É isso que temos que defender", acrescentou Alfaro.













