Importante principalmente para o escoamento do café a partir da segunda metade do século 19, a ferrovia também contribuiu para batizar um time que assustava seus adversários e cuja cidade foi palco do início das atividades de três ex-jogadores que defenderam o Brasil em Copas do Mundo.

Quando a estação de Batatais, na região metropolitana de Ribeirão Preto, foi inaugurada em outubro de 1886, o município viu sua economia se desenvolver, graças à facilidade que os cafeicultores passaram a ter para escoar sua produção até o porto de Santos —atividade até então feita no lombo de mulas—, mas a população não imaginava que os trilhos dariam também um apelido que persiste até hoje no clube de futebol da cidade.

Fundado somente 33 anos depois, em 1919,o Batatais FC ganhou o apelido de Fantasma da Mogiana devido à força que o time tinha em em suas primeiras décadas em toda a região, que era atendida pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Foi nesse cenário que iniciaram suas atividades no futebol o goleiro Batatais (1910-1960) e o atacante Lopes (1910-1996), que foram semifinalistas no mundial de 1938, jogado na França, e, décadas depois, o zagueiro Baldocchi, tricampeão do mundo em 1970, na primeira Copa disputada no México.