Presidente estadual do PSDB em São Paulo e vice-presidente nacional da legenda, Serra afirmou que a decisão foi tomada após um período de reflexão e diálogo sobre o cenário político e sobre a forma como poderia contribuir "de maneira mais efetiva" para o estado e para o país. "Anuncio oficialmente minha pré-candidatura a deputado federal. Quero levar para o Congresso Nacional aquilo que aprendemos e colocamos em prática ao longo dos últimos anos: planejamento, responsabilidade fiscal, inovação, eficiência administrativa e, acima de tudo, compromisso com as pessoas", afirmou. No comunicado, Serra disse que não considera a mudança de planos um recuo político, mas a continuidade de um projeto iniciado em Santo André, cidade que administrou por dois mandatos consecutivos. Nos últimos meses, o nome do tucano vinha sendo citado como possível candidato ao governo paulista. Segundo ele, a possibilidade foi recebida com "honra e gratidão", mas a avaliação do cenário político o levou a optar pela disputa de uma vaga na Câmara dos Deputados. Histórico Paulo Serra (PSDB) com a família na votação no segundo turno em Santo André em 2016. — Foto: Glauco Araújo/G1 Paulo Serra, de 53 anos, nasceu em Santo André e iniciou a carreira como estagiário na Prefeitura da cidade. Formado em Economia pela USP e em Direito pela Faculdade de São Bernardo do Campo, ingressou no serviço público após concurso e atuou no Procon municipal. Entrou para a política em 2004, quando foi eleito vereador, cargo que ocupou por dois mandatos. Em 2013, assumiu a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André. Foi eleito prefeito em 2016 e reeleito em 2020, administrando a cidade durante a pandemia de Covid-19, com medidas como hospitais de campanha e restrições de circulação. Também presidiu o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em três ocasiões e, ao fim do segundo mandato, foi apontado por pesquisas como o prefeito mais bem avaliado entre as maiores cidades do estado de São Paulo.