Paulo Serra aparecia com 5% na última pesquisa Genial/Quaest para o governo paulista, empatado em terceiro lugar Kim Kataguiri, com o mesmo percentual; tucano vai concorrer a deputado federal 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 O ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), e o deputado federal Kim Kataguiri (Missão) — Foto: Divulgação RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 21/06/2026 - 14:42 Desistência de Paulo Serra fortalece Tarcísio e Haddad em SP Paulo Serra (PSDB) desistiu da candidatura ao governo de São Paulo para concorrer a deputado federal, após reflexão sobre o cenário político. Sua saída, junto com a de Kim Kataguiri, que também optou por tentar reeleição, beneficia Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad, principais candidatos ao governo. A redução de concorrentes pode evitar um segundo turno, concentrando votos nos líderes das pesquisas. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO O ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB) anunciou que vai concorrer a deputado federal e não mais ao governo de São Paulo. Em nota divulgada neste domingo (21), o tucano afirmou que a decisão se deu "após um amplo processo de reflexão, diálogo e de avaliação sobre o atual momento político". "Faço essa escolha porque compreendo que minha missão, neste momento, é ainda maior: representar Santo André, o Grande ABCD Paulista e o estado de São Paulo na Câmara dos Deputados, colocando nossa experiência de gestão publica a serviço de todo o país", declarou o ex-prefeito tucano na nota. A decisão ocorre um dia após o deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP) também anunciar a desistência de concorrer ao pleito estadual. Ele afirmou que vai tentar reeleição para a Câmara dos Deputados, mas que o Missão ainda avalia se vai lançar um nome alternativo para a disputa paulista ou se adotará uma postura de neutralidade. — Nem sempre a gente pode seguir o caminho que gostaria de seguir. Às vezes, a gente tem que encarar estradas mais duras, mais ingratas, mais pesadas — afirmou. Com isso, a disputa ao Palácio dos Bandeirantes se encaminha para ter um quadro reduzido de candidatos, com o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) como principais nomes. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada no fim de abril, Serra e Kataguiri tinha 5% de intenções de voto cada um, empatando no terceiro lugar — Tarcísio apareceu com 38% e Haddad com 26%. Nas últimas semanas, havia um movimento no entorno de Tarcísio para conseguir o apoio do PSDB à sua candidatura, mas apesar de ter desistido de concorrer, Serra ainda não declarou apoio a nenhum outro pré-candidato. A saída de Serra e Kataguiri do jogo eleitoral do Executivo interessa diretamente às campanhas do atual governador e do petista. Isso porque a presença de nomes alternativos no pleito poderiam aumentar as chances de a disputa se decidir apenas em segundo turno, porque poderiam dissipar os votos para mais candidatos.