O governo Lula decidiu preservar o STF (Supremo Tribunal Federal), num primeiro momento, da decisão de convocar delegados da PF (Polícia Federal) de volta a seus postos originais.
O Ministério da Justiça enviou nesta semana um ofício a mais de 50 órgãos da administração pública direta e indireta federal, estadual e municipal pedindo que eles devolvessem policiais que estavam emprestados para que retomassem seus trabalhos nos órgãos de origem.
Além de delegados da Polícia Federal, também integrantes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e policiais penais federais foram chamados de volta. No total, mais de cem profissionais estão emprestados e devem ser devolvidos aos órgãos de origem.
Foram enviados ofícios a tribunais federais e estaduais de Justiça e até mesmo ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), onde quatro delegados despachavam.
O Supremo, no entanto, foi poupado. Na quinta (18), a assessoria do tribunal afirmou à coluna que não havia recebido ofício do Ministério da Justiça pedindo a devolução dos delegados. A pasta confirma a informação.De acordo com um integrante do Ministério da Justiça (MJ), a exceção foi aberta para não atrapalhar investigações em curso.











