O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) vai começar a poupar água nos reservatórios de Itaipu e de hidrelétricas da região Sul para garantir uma travessia mais tranquila pelo fenômeno El Niño, que deve ter forte intensidade este ano.
A estratégia é garantir uma poupança que compense esperada redução das chuvas na região Norte, onde estão reservatório importantes para garantir o abastecimento do país no horário de pico do consumo, no início da noite.
O diretor de Planejamento do ONS, Alexandre Zucarato, diz que ainda é difícil prever os efeitos do El Niño. A grande preocupação para o operador é a seca na região Norte, onde estão as usinas estruturantes Belo Monte, no Pará, e Jirau e Santo Antônio, em Rondônia.
"Elas têm uma contribuição importante para atendimento de ponta", disse Zucarato, em entrevista após participar de painel no Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico. Elas entram no sistema quando a energia solar deixa de gerar, mantendo o equilíbrio da rede.
Essa função é feita também pelas térmicas, que são mais caras e aumentam a conta de luz. Ainda assim, a capacidade de atendimento desse período é limitada, o que motivou o governo a realizar o conturbado leilão para contratar mais térmicas, alvo de questionamentos judiciais.










