Uma das histórias mais interessantes na relação entre argentinos e brasileiros gira em torno de uma palavra: irmãos.

Os brasileiros se referem assim aos seus vizinhos do sul, "os irmãos", algo que a imensíssima maioria dos argentinos ignora. Obcecados por rivalidades e provocações, esses argentinos estão convencidos de que na terra das praias e das caipirinhas existe uma animosidade permanente contra os do sul. Se aqueles que insultam chamando de "macacos" descobrissem que estão sendo chamados de "irmãos", desmaiariam.

Esse "irmãos" dos brasileiros é tanto um reconhecimento do outro quanto um desejo de fazer parte dessa América Latina que fala espanhol, de serem aceitos e amados.

Em 2014, dezenas de milhares de "irmãos" se instalaram dia e noite, durante mais de um mês, nas praias de Copacabana e em vários parques, ruas e estádios para entoar "Brasil, me diz como é", um canto de torcida baseado em uma música cativante ("Bad Moon Rising", do Creedence Clearwater Revival).

É uma letra extremamente engenhosa, que traz uma falsidade de fundo: a de que a incrível e imerecida vitória argentina por 1 a 0 na Copa da Itália de 1990 foi um trauma nacional para o Brasil.