Em entrevista coletiva após derrota para Espanha, que sacramentou queda na Copa, treinador afirma que seleção uruguaia 'merecia ganhar sete pontos', mas sofreu 'gols evitáveis' 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 Bielsa mostra irritação durante partida entre Uruguai e Espanha: derrota uruguaia sacramentou eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo — Foto: Alfredo ESTRELLA / AFP RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 26/06/2026 - 23:52 Bielsa assume culpa por eliminação do Uruguai e defende Muslera após derrota para Espanha Marcelo Bielsa, treinador da seleção uruguaia, assumiu a responsabilidade pela eliminação precoce na Copa do Mundo após derrota por 1 a 0 para a Espanha. Em tom autodepreciativo, Bielsa afirmou que sua passagem "não deixou nada", destacando erros defensivos e ineficácia no ataque como fatores críticos. Defendeu a convocação do goleiro Muslera, apesar dos erros, ressaltando seu caráter e desempenho anterior. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO Cabisbaixo e em tom autodepreciativo após a eliminação do Uruguai na fase de grupos da Copa do Mundo, o técnico Marcelo Bielsa concedeu entrevista coletiva, depois da derrota por 1 a 0 para a Espanha, e disse aceitar a responsabilidade pela queda precoce da equipe. Bielsa afirmou considerar que, por seu desempenho, a seleção uruguaia "merecia ganhar sete pontos, mas só conquistou dois" na fase de grupos. -- As perguntas não buscam respostas, mas sim jogar sobre mim, que sou o responsável, toda a decepção que gera o trabalho que eu fiz. E está bem que seja assim. (...) O que deixo ao futebol uruguaio é nada. Porque qualquer tipo de aporte que pode fazer um treinador ao futebol de um país em que trabalhou três anos nunca se instala se não consegue os resultados. O quarto lugar nas eliminatórias não teve valor, o terceiro lugar na Copa América não teve valor. Minha passagem será recordada como uma que não deixou nada -- declarou o treinador. Bielsa também lamentou os erros defensivos em partidas contra Cabo Verde e Espanha, que custaram pontos ao Uruguai, além da falta de efetividade da seleção no ataque. -- Os erros são próprios do futebol. Mas dentro de um comportamento em que houve erros, não conseguimos uma percentagem satisfatória entre as situações de gol criadas e os gols que fizemos, e também (foi desfavorável) os gols que sofremos e as situações geradas pelos adversários. Eram gols evitáveis -- afirmou Bielsa. Na entrevista coletiva, o treinador voltou ao tema da substituição do goleiro Muslera no intervalo, que já havia comentado em entrevista monossilábica na saída de campo. Ao ser questionado na entrevista coletiva se a decisão de convocar o veterano goleiro havia sido um erro, depois de sucessivos erros dele na fase de grupos, Bielsa fez elogios a Muslera e disse que ele próprio tomou a decisão de não voltar para o segundo tempo. -- Quando tomei a decisão de convocar Muslera, foi muito bem pensada. Tomei as avaliações que considerei necessárias. Depois, bem, não posso negar, nem discutir, a avaliação da participação de Muslera. Por outro lado, também creio que é um goleiro que vinha de um ano magnífico e que tem muita personalidade e caráter -- declarou Bielsa.