Com queda precoce do Uruguai, após derrota para a Espanha, treinador repete 2002, quando foi eliminado dirigindo a Albiceleste 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 Marcelo Bielsa, técnico do Uruguai — Foto: Lars Baron / Getty Images via AFP RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 26/06/2026 - 23:07 Marcelo Bielsa sofre nova eliminação precoce na Copa com Uruguai Marcelo Bielsa enfrenta novo fracasso na Copa do Mundo, agora comandando o Uruguai, repetindo 2002, quando dirigiu a Argentina. A Celeste foi eliminada na fase de grupos após derrota para a Espanha e empates com Arábia Saudita e Cabo Verde. Apesar de um início promissor no comando uruguaio, o desgaste no vestiário refletiu-se no desempenho em campo, culminando na saída precoce do torneio. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO O Uruguai perdeu para a Espanha por 1 a 0 e está eliminado da Copa do Mundo. Assim como na edição anterior, em 2022, no Catar, a Celeste não conseguiu avançar ao mata-mata e deu adeus de forma precoce à competição. Se o gosto amargo de cair cedo no torneio não é algo inédito para os uruguaios, também não é diferente para Marcelo Bielsa, treinador argentino da equipe. Em 2002, ele comandou a Argentina em um dos maiores fracassos da história da seleção em um Mundial. Na ocasião, a Argentina também foi eliminada na primeira fase do torneio. A seleção caiu no grupo F, que ainda contava com Nigéria, Inglaterra e Suécia. A estreia foi positiva: os argentinos venceram os nigerianos por 1 a 0, com gol de Gabriel Batistuta. No segundo jogo, porém, foram superados pela Inglaterra, também por 1 a 0, com David Beckham balançando as redes em cobrança de pênalti. Após o revés contra os ingleses, a seleção argentina chegou à última rodada precisando vencer a Suécia para avançar ao mata-mata. A partida, porém, terminou empatada em 1 a 1, resultado que culminou na eliminação da equipe dirigida por Marcelo Bielsa. Marcelo Bielsa e Cristian Gonzalez em partida válida pelas Eliminatórias da Copa de 2002 — Foto: Martin Bernetti/AFP Essa foi apenas a terceira vez que os argentinos não chegaram ao mata-mata do Mundial. As outras duas foram em 1958 e 1962. Dirigindo o Uruguai, Bielsa começou seu trabalho de forma promissora. Ele assumiu o comando da equipe em 2023 e levou a seleção ao terceiro lugar da Copa América de 2024. Nas Eliminatórias da Copa, ficou em quarto lugar, com 28 pontos, mesma pontuação da Colômbia, terceira colocada, e um a menos que o Equador, vice-líder. Durante o torneio, o time de “El Loco” ainda venceu Brasil e Argentina. Marcelo Bielsa assumiu o Uruguai em maio de 2023 durante as eliminatórias para a Copa do Mundo — Foto: AFP A relação de Bielsa com os jogadores, no entanto, foi se desgastando ao longo do tempo. O clima no vestiário uruguaio durante o Mundial não era dos melhores, o que se refletiu em campo. A seleção se despediu da competição sem nenhuma vitória. Além da derrota para a Espanha, empatou com a Arábia Saudita e com Cabo Verde. Técnico Marcelo Bielsa durante Uruguai x Cabo Verde na Copa do Mundo — Foto: Molly Darlington/ Getty Images via AFP Essa foi a terceira Copa do Mundo em que Marcelo Bielsa participou. Além de dirigir a Argentina em 2002 e o Uruguai em 2026, o treinador comandou o Chile em 2010, no Mundial disputado na África do Sul. Após avançar em segundo lugar no grupo que também tinha Espanha, Suíça e Honduras, a seleção chilena caiu para o Brasil por 3 a 0, nas oitavas de final.
Vinte e quatro anos após fracasso com a Argentina, Bielsa volta a cair na fase de grupos da Copa do Mundo
Com queda precoce do Uruguai, após derrota para a Espanha, treinador repete 2002, quando foi eliminado dirigindo a Albiceleste
















