O jogo entre Argélia e Áustria neste sábado (27) em Kansas City tem grande importância no aspecto esportivo, a classificação para a próxima fase, mas também um componente histórico: passaram-se 44 anos do Jogo da Vergonha entre austríacos e alemães, que foi fatal para os argelinos.

"Devemos informar os jogadores sobre o que Áustria e Alemanha fizeram na Copa de 1982. A revanche esportiva é necessária". Com essas palavras, pronunciadas no site Dzair Tube, o mito dos Fennecs, Lakhdar Belloumi, deu voz ao sentimento geral no país norte-africano.

Clique aqui e entre no grupo Folhastats

Nenhum dos 26 membros da seleção atual havia nascido quando aquele jogo foi disputado, cujo desenvolvimento, desfecho e consequências provocaram polêmica e depois um grande escândalo.

Não haviam nascido, mas todos conhecem a história porque a ferida continua aberta.