Brasileiro se aposentou no Kashima Antlers, clube japonês do qual é diretor técnico atualmente 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 Zico comanda treino da seleção japonesa durante a Copa do Mundo de 2006 — Foto: TOSHIFUMI KITAMURA / AFP RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 26/06/2026 - 10:37 Zico: O Legado Transformador no Futebol Japonês e o Impacto Cultural e Financeiro no País Zico, ídolo no Japão, desempenhou um papel crucial na transformação do futebol japonês. Após deixar o Flamengo, ele aceitou um convite para jogar no Kashima Antlers, ajudando a criar a J.League nos anos 1990. Sua influência cultural no Japão é imensa, sendo um dos responsáveis pela popularização do esporte no país. Zico ainda contribuiu como técnico da seleção japonesa e é, atualmente, diretor técnico do Kashima Antlers. Sua passagem pelo Japão também foi significativa em termos financeiros, permitindo-lhe construir um patrimônio sólido. No estádio Ibaraki Kashima, uma estátua homenageia seu legado. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO Se hoje o Japão comemora uma vaga na segunda fase da Copa do Mundo, na qual enfrentará o Brasil, não é exagero dizer que no futebol japonês existe um antes e um depois de um brasileiro: Zico. Em 1991, algum tempo depois de ter deixado o Flamengo, em 1989, numa despedida dos gramados, o Galinho de Quintino aceitou um improvável convite para jogar no Japão, onde tudo ainda era tudo mato. Zico foi jogar no Sumitomo Metals, atual Kashima Antlers. A liga japonesa ainda era amadora, e a chegada do brasileiro foi fundamental para a criação da J.League nos anos 1990. Zico trouxe nova mentalidade cultural pro esporte e acabou virando uma espécie de semi-Deus entre os japoneses fãs de futebol. O eterno camisa 10 do Flamengo é considerado um dos grandes responsáveis pela popularização do futebol no Japão. Zico com parte do elenco do Japão, em 2006 — Foto: TOSHIFUMI KITAMURA / AFP Dinheiro e estátua Depois de jogar pelo Kashima (clube pelo qual se aposentou), Zico continuou mantendo uma relação próxima não só com o clube, mas com todo o futebol japonês. Foi diretor técnico do Kashima Antlers entre 1996 e 2002. E treinador da seleção do Japão entre 2002 e 2006, chegando a disputar a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, no comando dos japoneses. Zico também já falou sobre o quanto o futebol japonês foi importante na sua trajetória financeira. — Não fui milionário e nem sou. Depois do Japão que consegui fazer um patrimônio mais legal. O salário no Flamengo era bom, mas não era nada que podia ostentar. Primeiro salário que ganhei na vida foi ajuda de custo. Minhas roupas eu comprava na feira. Aí comecei a comprar em loja — contou em entrevista ao canal de Youtube do humorista Maurício Meirelles. — Comecei a ganhar dinheiro mesmo quando fui jogar no Japão. No Flamengo, eu tinha uma casa boa, mas não tinha dinheiro para investir. Já no Japão comecei a ganhar dinheiro para investir. Em 2018, Zico voltou ao cargo de diretor técnico do Kashima Antlers, cargo que ocupa até hoje. No estádio Ibaraki Kashima, onde o Kashima Antlers manda seus jogos, há uma estátua do ídolo brasileiro. Estátua de Zico no estádio Ibaraki, do Kashima Antlers — Foto: Ivo Gonzalez