O plano de retirada de navios do estreito de Hormuz foi suspenso nesta quinta-feira (25) após um ataque, no golfo de Omã, contra um navio que havia atravessado a via marítima, anunciou a Organização Marítima Internacional (OMI) em um comunicado.

"Decidi suspender temporariamente sua implementação para confirmar novamente que as garantias de segurança necessárias continuam vigentes tanto para os navios que figuram em nossa lista de evacuação quanto para todos aqueles que se encontram na região", afirmou o secretário-geral da agência da ONU, o panamenho Arsenio Domínguez.

Mais cedo, a agência britânica de segurança marítima UKMTO informou que um projétil de origem desconhecida havia atingido um navio cargueiro em Hormuz, a 7,5 milhas náuticas (14 km) a sudeste de Dahit, uma localidade do sultanato de Omã.

O incidente ocorreu após mais de uma semana de relativa calma no estreito, depois que Irã e Estados Unidos suspenderam bloqueios mútuos como parte de um memorando de entendimento destinado a pôr fim à guerra no Oriente Médio.

"Um navio cargueiro foi atingido a estibordo por um projétil de origem desconhecida, causando danos na ponte de comando. O capitão não informou vítimas nem impacto ambiental", informou a UKMTO.