Desde os terremotos da noite da quarta-feira (24), a população da Venezuela corre contra o tempo para localizar e salvar moradores presos em escombros. Um dos locais que concentram essa tensão é o edifício Petunia, de 22 andares, em Los Palos Grandes, área de classe alta de Chacao, na região metropolitana de Caracas.

As operações de resgate no prédio, que desabou por completo, envolvem agentes da Defesa Civil, da prefeitura, policiais e militares, além de voluntários.

O edifício Petunia já havia sofrido danos durante o terremoto que atingiu Caracas em 1967. Nas redes sociais, moradores especulam que a estrutura não tenha recebido a manutenção e as inspeções necessárias.

Elías Espidel, frequentador da região, conta que estava no terraço de um dos edifícios vizinhos no momento dos terremotos. "Já passava das 18h quando o tremor começou. Lá em cima tudo balançou muito, e houve bastante barulho. Mas eu não percebi que um prédio havia desabado até descer e encontrar as autoridades policiais e os moradores."

Ele afirma que a partir dali várias pessoas formaram uma espécie de comitê de ajuda. "Todos juntos começamos a receber água, lanternas e máscaras. Muitas pessoas trouxeram medicamentos e montamos um acampamento. Depois procuramos um local mais seguro", diz.