O laboratório dinamarquês Novo Nordisk, fabricante da caneta emagrecedora Ozempic, anunciou nesta terça-feira (23) um acordo para restauração da amazônia com a empresa brasileira Re.green.

Até agora, a companhia de reflorestamento concentrava a maior parte de suas atividades em contratos com big techs, como a Microsoft, e a assinatura com a farmacêutica marca a estreia no setor de saúde.

"A restauração em larga escala das nossas florestas tropicais depende da colaboração entre players comprometidos com a agenda climática e iniciativas capazes de transformar áreas degradadas em ecossistemas funcionais", afirmou Thiago Picolo, CEO da Re.green, em comunicado.

"A parceria com a Novo Nordisk reforça esse movimento e mostra como o setor privado pode contribuir de forma concreta para recuperar paisagens não só na amazônia, como também na mata atlântica, dois dos biomas mais importantes e ameaçados do mundo", disse o executivo.

A iniciativa envolve a recuperação de 500 hectares de áreas degradadas em Paragominas, no Pará, e deve gerar 87,8 mil créditos de carbono ao longo de 20 anos. Segundo a Re.green, as terras foram arrendadas com parcerias com produtores rurais. O projeto envolverá o plantio de mudas nativas e a regeneração natural.