Teerã continua levando adiante seu plano para coordenar tráfego na via marítima em parceria com Omã Mapa do Estreito de Ormuz com duas linhas vermelhas indicando território sob o qual o Irã alega ter controle — Foto: Marinha da Guarda Revolucionária do Irã O principal negociador iraniano, Mohammad Baqer Qalibaf, afirmou que Teerã concordou em estabelecer uma linha direta de comunicação sobre a passagem de navios pelo Estreito de Ormuz, a fim de evitar conflitos e incidentes nessa estratégica via marítima. Em declarações à televisão estatal enquanto retornava das negociações com os Estados Unidos na Suíça, no domingo, Qalibaf, que também preside o Parlamento iraniano, acrescentou que foi concluído, durante as conversas, o acordo para a liberação de US$ 12 bilhões em ativos iranianos congelados. Falando a repórteres na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o Irã utilizará os recursos liberados pelos EUA para comprar produtos americanos como alimentos, mas não forneceu mais detalhes. Trump também afirmou que o Estreito de Ormuz estava reaberto e sob controle dos EUA. Enquanto isso, Qalibaf seguia para Omã para discutir esforços conjuntos destinados a “consolidar” os acordos iranianos sobre a gestão do tráfego marítimo em Ormuz, segundo comunicado divulgado em seu canal no Telegram nesta segunda. A delegação iraniana também inclui o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, informou o comunicado. O Irã pretende criar, em parceria com Omã, um mecanismo para coordenar o tráfego no Estreito de Ormuz. A reabertura do estratégico estreito, por onde passava um quinto das exportações mundiais de energia antes do início da guerra, foi um dos principais pontos do memorando de entendimento assinado na semana passada por EUA e Irã. Embora o fluxo de navios tenha aumentado nos últimos dias, ainda persistiam dúvidas sobre o grau de segurança da passagem pelo estreito, após o Irã afirmar que voltaria a fechar Ormuz por considerar a continuidade dos ataques israelenses no Líbano uma violação do cessar-fogo.
Irã diz que vai criar linha direta para evitar ‘incidentes’ no Estreito de Ormuz
Teerã continua levando adiante seu plano para coordenar tráfego na via marítima em parceria com Omã
Iran estabelece linha direta com Omã para Estreito de Ormuz; EUA libera US$ 12 bilhões em ativos congelados. Reabertura da via por onde passa 20% da energia global estabiliza supply chain e reduz risco de choque de preços para decisões de infrastructure.












