No dia 4 de abril de 1983, a zona sul de São Paulo viveu um dia de fúria. Um protesto contra o desemprego no largo 13 de Maio, em Santo Amaro, deu lugar a uma explosão popular, com lojas e supermercados saqueados. Mais de 100 pessoas ficaram feridas, e cerca de 70 foram detidas.

"A dose não deve se repetir", disse o chefe do policiamento da capital paulista. Mas no dia seguinte foi ainda pior. Em torno de mil manifestantes tentaram invadir o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual. Não conseguiram ocupar o espaço, mas derrubaram parte das grades de proteção.

Depredações aconteceram em outras regiões além da zona sul, e um homem morreu, baleado, durante um saque no Jardim São Luis. O aumento dos tumultos levou a mais de 300 prisões.

Franco Montoro, então governador de São Paulo, negociou com os líderes dos protestos e, aos poucos, a situação se tranquilizou.

Aqueles dias de cólera tiveram acompanhamento da reportagem da Folha, mas não só. A indignação popular foi discutida sob os mais diversos ângulos na seção Tendências / Debates, lançada pelo jornal havia quase sete anos.