Desde que chegou ao Brasil, a Keeta tem encontrado dificuldades para prosperar em um mercado onde cerca de 80% dos pedidos de delivery estão nas mãos do iFood.
Como a líder de mercado firmou contratos de exclusividade com diversas redes de alimentação no país, a Keeta diz estar investindo parte do seu orçamento (na ordem de milhões de reais) para pagar a multa desses restaurantes com o iFood.
A plataforma chinesa de entrega de comida tem um time especializado em encontrar situações do tipo. Nesses casos, a empresa arca com a multa que tem valor estipulado por contrato para poder, assim, acessar o cardápio dos restaurantes, antes com oferta exclusiva pelo aplicativo de origem brasileira.
"Temos quase mil pessoas que fazem esse trabalho que eu chamo de censo da base de CNAEs [registro de negócio] de restaurantes", afirma à Folha Danilo Mansano, vice-presidente de parcerias estratégicas da Keeta.
"Em muitos casos, esses acordos foram assinados antes mesmo da chegada da Keeta ao Brasil [...] e possuem multas que variam de centenas de milhares até a casa de R$ 1 milhão", disse Mansano. "Pelo trabalho de campo feito pelo nosso time em contato direto com os donos de restaurantes, temos informações sobre os valores dessas multas, que podem, sim, superar bastante a casa de R$ 1 milhão".









