Autoridades investigam invasão ao sistema de alertas, que levou ao envio de notificações indevidas para celulares em diversas partes do país 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 Alerta falso exibido em celulares na madrugada deste sábado continha a expressão “Defesa Civil: misantropi4” e foi enviado após a invasão da plataforma de alertas da Defesa Civil Nacional — Foto: Reprodução RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 20/06/2026 - 06:28 Invasão no Sistema de Alertas: PF Investiga Mensagens Indevidas A Defesa Civil Nacional confirmou uma invasão ao sistema de alertas que enviou mensagens indevidas para celulares em vários estados. A notificação, marcada como "Alerta Extremo", trazia a palavra "misantropia", sem ligação com protocolos de emergência. A Polícia Federal investigará o possível ataque hacker. O sistema foi desativado e só retornará quando a segurança for restabelecida. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO A Defesa Civil Nacional afirmou que o alerta extremo recebido por moradores de diferentes estados na madrugada deste sábado foi resultado de uma invasão à plataforma oficial de envio de notificações do governo federal. Segundo o órgão, o sistema foi retirado do ar por volta de 1h30, depois que uma mensagem não autorizada foi disparada para celulares em diversas regiões do país. Em nota oficial, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil informou que o alerta foi ordenado remotamente por alguém “alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”. O comunicado acrescenta que a principal hipótese é a de um ataque hacker e que a Polícia Federal será acionada para investigar o caso. A mensagem chegou aos usuários com o nível de “Alerta Extremo”, categoria reservada para situações de grave risco à população e que costuma ser utilizada para avisar sobre eventos como enchentes, deslizamentos, tempestades severas e outros desastres naturais. Em vez de informações sobre uma ameaça iminente, porém, o texto trazia apenas a palavra “misantropia” — em alguns aparelhos escrita como “misantropi4” — o que gerou estranheza entre quem recebeu a notificação. Segundo a própria Defesa Civil Nacional, “misantropia” significa “ódio à humanidade”. O termo, no entanto, não possui qualquer relação com o sistema de alertas ou com protocolos de proteção e defesa civil, o que reforçou a suspeita de que o conteúdo tenha sido inserido por um invasor. O episódio também motivou manifestações de órgãos estaduais. A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que não foi responsável pelo disparo e ressaltou que não havia, até o momento do envio da mensagem, nenhuma ocorrência que justificasse um alerta extremo à população paulista. O órgão afirmou ainda que acionou a Anatel e as demais instituições envolvidas na operação da ferramenta para apurar a origem do incidente. No Rio de Janeiro, a Defesa Civil estadual também negou ter emitido qualquer aviso e esclareceu que o comunicado decorreu de uma instabilidade na plataforma de envio de alertas sob responsabilidade da Defesa Civil Nacional. O órgão informou que não existia situação de risco relacionada a desastres naturais que justificasse uma comunicação emergencial aos moradores do estado. Situação semelhante foi registrada no Paraná, onde usuários relataram alguns dos primeiros disparos. O governo estadual afirmou que não emitiu o alerta e que não havia previsão de evento severo para Curitiba ou outras áreas que demandasse a utilização da ferramenta. A Defesa Civil paranaense disse ter comunicado o ocorrido à Defesa Civil Nacional e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Diante da invasão, a plataforma Defesa Civil Alerta foi desabilitada preventivamente. De acordo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o sistema só será religado quando todas as condições de segurança forem restabelecidas. O governo informou ainda que adotará as medidas necessárias para impedir novos acessos indevidos e preservar a confiabilidade da ferramenta. Lançado para ampliar a capacidade de resposta em situações de emergência, o Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia de Cell Broadcast para enviar notificações diretamente aos celulares localizados em áreas de risco, inclusive com aviso sonoro, sem necessidade de cadastro prévio dos usuários. A ferramenta é destinada exclusivamente à comunicação de eventos que possam colocar a população em perigo imediato.