A Defesa Civil Nacional desativou o sistema Defesa Civil Alerta, que envia mensagens para telefones celulares em situações e emergência, após uma suspeita de ataque hacker na madrugada de sábado 20. Uma mensagem com a palavra ‘misantropia’ foi enviada para pessoas em diferentes regiões do Brasil.
Quando esse tipo de alerta é disparado, os telefones exibem uma mensagem escrita que se sobrepõe a todas as outras notificações do celular. Além disso, os aparelhos emitem um som estridente, mesmo em telefones que estão em modo silencioso. A ferramenta existe para notificação de situações de emergência e risco de desastre, como chuvas intensas.
“A plataforma de envio do Defesa Civil Alerta foi tirada do ar às 1h30 da madrugada deste sábado (20/6), após ter sofrido uma invasão e disparado um alerta para diversas regiões do país, ordenado remotamente por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”, informou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O Ministério informou que vai acionar a Polícia Federal para investigar o caso e religar o sistema o mais rápido possível, “quando todas as condições de segurança forem restabelecidas”.










