Uma das possíveis razões é a desativação do sistema de alertas por volta de 1h30, após o envio do 'Alerta Extremo' 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 Alerta falso exibido em celulares na madrugada deste sábado continha a expressão “Defesa Civil: misantropi4” e foi enviado após a invasão da plataforma de alertas da Defesa Civil Nacional — Foto: Reprodução RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 20/06/2026 - 11:57 Mensagem Falsa de "Alerta Extremo" Agita Moradores e Levanta Suspeitas de Hacker A mensagem falsa de "Alerta Extremo" que despertou moradores em várias regiões do Brasil não atingiu todos os celulares no Rio de Janeiro, gerando dúvidas sobre o sistema de alertas. A Defesa Civil afirma desconhecer a falha, mas suspeita-se de um ataque hacker. A mensagem, enviada de madrugada, continha apenas a palavra "misantropia", e o sistema foi desativado após 1h30. A Polícia Federal investigará o incidente. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO A mensagem falsa de "Alerta Extremo" que despertou moradores de diversas regiões do país na madrugada deste sábado (20) não chegou a todos os celulares do Rio de Janeiro. Nas redes sociais, usuários relataram experiências distintas: enquanto alguns foram acordados pelo som estridente da notificação, outros afirmaram não ter recebido qualquer aviso. A Defesa Civil do Rio de Janeiro informou que não sabe explicar por que o alerta alcançou apenas parte da população. A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) esclareceu que não existia qualquer situação de risco relacionada a desastres naturais que justificasse a emissão de alerta para a população fluminense. A defesa do munícipio também confirmou, via nota oficial, que o alerta não partiu dos sistemas do órgão. Em nota oficial, a Defesa Civil Nacional afirmou que o alerta foi ordenado remotamente por alguém “alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”. O comunicado acrescenta que a principal hipótese é a de um ataque hacker e que a Polícia Federal será acionada para investigar o caso. Apesar de a Defesa Civil ainda não ter explicado o motivo da falha, uma das possíveis razões é a desativação do sistema de alertas. Segundo nota do órgão, a plataforma foi desativada por volta de 1h30, após o envio do alerta extremo. Em publicações nas redes sociais, usuários relataram diferentes experiências com o alerta. Internautas afirmaram, por exemplo, não terem recebido a notificação apesar de estarem na cidade, enquanto outros disseram que apenas parte de pessoas no mesmo local foi avisada. Confira alguns dos relatos: Relatos nas redes sociais sobre falso alerta da Defesa Civil — Foto: Reprodução Relatos nas redes sociais sobre falso alerta da Defesa Civil — Foto: Reprodução/Instagram Relatos nas redes sociais sobre falso alerta da Defesa Civil — Foto: Reprodução/Instagram Relatos nas redes sociais sobre falso alerta da Defesa Civil — Foto: Reprodução/Instagram Uma das hipóteses levantadas por usuários do X é a de que o sistema Cell Broadcast, usado para emitir alertas deste tipo, funciona como uma transmissão geral pelas antenas de telefonia, enviando a mensagem simultaneamente para todos os aparelhos conectados dentro de uma determinada área de cobertura, sem seleção individual de destinatários. Também em relatos nas redes sociais, internautas afirmaram que o alcance desigual do alerta gerou dúvidas sobre o funcionamento do sistema em situações reais de emergência O que dizia o alerta? A mensagem chegou aos usuários com o nível de “Alerta Extremo”, categoria reservada para situações de grave risco à população e que costuma ser utilizada para avisar sobre eventos como enchentes, deslizamentos, tempestades severas e outros desastres naturais. Em vez de informações sobre uma ameaça iminente, porém, o texto trazia apenas a palavra “misantropia” — em alguns aparelhos escrita como “misantropi4” — o que gerou estranheza entre quem recebeu a notificação. Segundo a própria Defesa Civil Nacional, “misantropia” significa “ódio à humanidade”. O termo, no entanto, não possui qualquer relação com o sistema de alertas ou com protocolos de proteção e defesa civil, o que reforçou a suspeita de que o conteúdo tenha sido inserido por um invasor.
Por que nem todos receberam falso alerta? Defesa Civil ainda não sabe explicar falha
Uma das possíveis razões é a desativação do sistema de alertas por volta de 1h30, após o envio do 'Alerta Extremo'
















