Perder peso é difícil. Manter o peso alcançado costuma ser ainda mais difícil.

Pesquisas mostram que a maioria das pessoas que perde peso intencionalmente recupera pelo menos parte dele em poucos anos. Isso é frequentemente atribuído à falta de "força de vontade", mas as evidências mostram que depois que perdemos peso, o corpo passa por uma série de mudanças biológicas que favorecem o reganho. Isso inclui aumento da fome, alterações no metabolismo e mudanças nos hormônios envolvidos na regulação do apetite.

Mesmo as pessoas que usam medicamento à base de GLP-1 têm dificuldade em manter a perda de peso assim que o tratamento é interrompido.

Um novo estudo publicado na Nature Medicine sugere que uma determinada bactéria intestinal pode ajudar a prevenir o reganho de peso.

A bactéria, chamada Akkermansia muciniphila, é uma espécie abundante no microbioma intestinal humano. Ela vive na camada de muco que reveste o intestino. Ela é capaz de se alimentar de mucina (as proteínas e açúcares que compõem esse muco) e acredita-se que desempenhe um papel na manutenção da barreira protetora do intestino e também pode influenciar o metabolismo.