PUBLICIDADE Imagem fake circula em grupos de WhatsApp. Na semana passada, profissionais da Educação do município fizeram greve de 24 horas pedindo melhores condições de trabalho Imagem estaria circulando em grupos de Whatsapp de servidores — Foto: Reprodução RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 02/06/2026 - 18:35 Notícia Falsa sobre Reajuste de 7,2% para Servidores Circula em Niterói Circula em grupos de WhatsApp de Niterói uma notícia falsa atribuída ao GLOBO-Niterói sobre a aprovação de um dissídio de 7,2% para servidores municipais em 2026. Não há qualquer publicação oficial do jornal sobre o assunto. Na semana passada, profissionais da educação de Niterói fizeram uma greve de 24 horas exigindo melhores condições de trabalho e reajuste salarial. A prefeitura e a Câmara Municipal negam qualquer acordo firmado. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO É falso o título de uma notícia que circula em grupos de WhatsApp de Niterói e atribui ao GLOBO-Niterói a publicação de uma reportagem sobre a suposta aprovação de um dissídio de 7,2% para servidores da prefeitura da cidade em 2026. Segundo a nota falsa, que estaria circulando entre profissionais da área de Educação em um print com a identidade visual do jornal, o governo do município e sindicatos teriam chegado a um acordo sobre a recomposição salarial para o próximo ano. No entanto, não há publicação sobre o tema feita pelo GLOBO. O GLOBO-Niterói entrou em contato com a Prefeitura de Niterói e com a Câmara Municipal para verificar a veracidade da informação. Segundo a assessoria da Câmara, a Casa não recebeu mensagem executiva da prefeitura sobre o tema. Já de acordo com a prefeitura, não houve assinatura de nenhuma medida neste sentido até o momento. O município não informou se há um percentual acordado ou em discussão com os servidores da Educação na cidade. Na semana passada, profissionais da rede municipal de educação de Niterói realizaram uma greve de 24 horas para cobrar melhores condições de trabalho, reajuste salarial e ampliação do quadro de funcionários nas escolas da cidade. O grupo pleiteia um reajuste de 13,37%, com a justificativa de recomposição de perdas acumuladas desde 2017. No entanto, eles afirmam que ainda não houve contraproposta do governo. A paralisação foi organizada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro — núcleo Niterói (Sepe-Niterói) — e contou com assembleia, ato público no Centro e ocupação da Câmara Municipal. Durante a manifestação, os participantes chegaram a interditar a Rua da Conceição por alguns minutos e depois ocuparam as galerias da Câmara. Segundo o sindicato, o movimento foi convocado diante do que a categoria classifica como “precarização” da rede municipal de ensino. Entre as principais reclamações estão a falta de professores de apoio educacional especializado, o aumento da sobrecarga de trabalho nas escolas, mudanças nas regras de lotação e remoção de profissionais e o fim da bidocência (presença de dois professores na sala de aula) na educação infantil. Na ocasião, em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) afirmou que a paralisação teve "baixíssima adesão da categoria, menos de 1% dos profissionais de educação" da cidade. E que a SME e a Fundação Municipal de Educação mantêm diálogo permanente com os profissionais da rede, tendo recebido representantes da categoria nesta quarta-feira. "A SME e a FME esclarecem que questões muito pontuais apresentadas por algumas unidades já estão sendo encaminhadas e solucionadas".
É falsa reportagem atribuída ao GLOBO-Niterói sobre aprovação de dissídio de 7,2% para servidores municipais da cidade em 2026
Imagem fake circula em grupos de WhatsApp. Na semana passada, profissionais da Educação do município fizeram greve de 24 horas pedindo melhores condições de trabalho
Falsa notícia sobre aumento salarial 7,2% para servidores municipais de Niterói circula no WhatsApp; governo nega acordo. Sinaliza riscos de desinformação em canais informais e importância de governance na comunicação corporativa e RH.






