PUBLICIDADE Projeto do Executivo prevê correção salarial acima da inflação; para sindicato, índice não recompõe perdas acumuladas 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 Vereadores aprovaram, em segundo turno, o reajuste de 5% para servidores municipais; projeto segue agora para sanção do prefeito Rodrigo Neves — Foto: Divulgação/Sérgio Gomes/Câmara Municipal de Niterói RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 19/06/2026 - 18:03 Câmara de Niterói aprova reajuste de 5% para servidores; sindicatos criticam A Câmara de Niterói aprovou um reajuste salarial de 5% para servidores municipais, superando a inflação de 4,39%, mas considerado insuficiente por sindicatos para cobrir perdas acumuladas. A proposta, que abrange também aposentados e pensionistas, segue para sanção do prefeito Rodrigo Neves. O vereador Professor Túlio (PSOL) defende a criação de uma mesa de negociação permanente entre governo e servidores. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO A Câmara Municipal de Niterói aprovou, em segundo turno, na sessão da quarta-feira (17), o projeto de lei enviado pela prefeitura que concede reajuste de 5% aos servidores públicos municipais. O índice será aplicado aos vencimentos-base dos servidores efetivos e comissionados da administração direta, fundações públicas e autarquias, além dos funcionários do Poder Legislativo. O texto segue agora para sanção do prefeito Rodrigo Neves. A proposta recebeu 17 votos favoráveis e foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares presentes. Estavam ausentes da sessão os vereadores Douglas Gomes (PL), Leandro Portugal (MDB), Leonardo Giordano (PCdoB) e Michel Saad (Podemos). Pelo projeto, o reajuste tem efeitos retroativos a 1º de junho de 2026. O benefício também alcança aposentados e pensionistas vinculados ao município. Além dos vencimentos, o índice será aplicado à gratificação de produtividade de categorias específicas, como auditores fiscais da Receita Municipal, fiscais de posturas, obras, sistema viário e meio ambiente e técnicos de meio ambiente, além da gratificação de Procuradoria dos analistas e técnicos de Procuradoria. Os valores do auxílio-transporte e o abono-refeição também serão reajustados. A aprovação foi acompanhada por representantes dos servidores da Educação, que voltaram a defender índices maiores de recomposição salarial. Diogo Oliveira, membro do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro — núcleo Niterói (Sepe-Niterói), argumenta que o percentual aprovado não seria suficiente para recuperar perdas acumuladas ao longo dos últimos anos. — O pleito da Educação é de 13%, temos perdas para a inflação acumuladas ao longo dos últimos dez anos que são maiores do que 5%. Esse reajuste garante um pequeno aumento real em relação à inflação do último ano, de 0,6%, mas temos perdas anteriores. Além disso, essa proposta foi feita pelo governo sem negociação com os servidores — afirmou. Na justificativa encaminhada à Câmara, a prefeitura informou que o índice de 5% foi calculado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) citados pelo Executivo, a inflação acumulada nos últimos 12 meses foi de 4,39%. Na mensagem enviada ao Legislativo, o governo argumentou que o reajuste mantém a política de conceder correções salariais acima da inflação. “Com isso, retomamos a prática das nossas administrações anteriores de garantir, com responsabilidade fiscal e boa gestão das contas públicas, o compromisso da recomposição do salário dos servidores municipais com índice sempre superior à inflação do período”, afirma o Executivo no texto encaminhado aos vereadores. Mesa de negociação O vereador de oposição Professor Túlio (PSOL) reconheceu que o reajuste ficou acima da inflação, mas afirmou que o percentual está abaixo das reivindicações da categoria. Autor de um projeto que instituiria uma mesa permanente de negociações entre governo e servidores, ele espera que, com a aprovação da proposta, haja um diálogo mais próximo entre os entes. — Conseguimos espremer nestas conversas a instituição da mesa permanente de negociação, entre governo e servidores, que foi uma promessa de campanha do então candidato Rodrigo Neves feita ao PSOL e ao conjunto dos servidores em outubro de 2024. Participamos ativamente dessa conversa e foi um dos pontos colocados para apoiarmos o Rodrigo no segundo turno — afirmou. Segundo o vereador, a expectativa é que o novo projeto seja votado nas próximas duas semanas, com votação em primeiro turno já na terça-feira. No plenário, ao destacar que o percentual de reajuste supera a inflação oficial, o líder de governo Binho Guimarães (PDT) se referiu ainda ao acordo com a base do governo para votação da proposta. — Mais um ano que o prefeito dá um aumento acima da inflação, e a gente fica muito satisfeito por estar avançando em um diálogo permanente com os servidores, que foi um dos compromissos firmados pelo prefeito Rodrigo Neves na campanha. Por iniciativa do vereador Túlio, do nosso mandato e do vereador Pipico (PT), e em diálogo com o prefeito e com a Secretaria Executiva, a gente vai conseguir finalmente dar esse passo importante e estreitar cada vez mais o diálogo com os servidores — afirmou o líder do governo. A criação da mesa de negociação gerou expectativa entre os representantes dos servidores presentes, como ressaltou Oliveira: — Estamos há um ano e meio de governo Rodrigo Neves batalhando para sermos recebidos pelo prefeito e termos negociações. Apesar da promessa dele no segundo turno, não fomos atendidos. Agora temos expectativa de abrir conversas sobre várias pautas da educação, como em relação às condições de trabalho e a vagas em concurso público.
Câmara de Niterói aprova reajuste de 5% para servidores
Projeto do Executivo prevê correção salarial acima da inflação; para sindicato, índice não recompõe perdas acumuladas
Câmara de Niterói aprova reajuste de 5% para servidores municipais, índice acima da inflação de 4,39%. Governance: sindicatos exigem 13% (perdas históricas); governo cria mesa permanente de negociação com servidores, revertendo 18 meses de impasse.






