Rádio El Espectador diz que treinador 'quis expor' volante do Real Madrid ao substituí-lo. El Observador cita que reserva Giménez passou a orientar time no segundo tempo 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 Valverde disputa bola pelo alto com Rodri, da Espanha, na última rodada da fase de grupos: capitão do Uruguai foi substituído no segundo tempo — Foto: Alfredo ESTRELLA / AFP RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 27/06/2026 - 00:24 Críticas à Bielsa após eliminação do Uruguai na Copa 2026: tensão e polêmica A imprensa uruguaia criticou duramente Marcelo Bielsa após a eliminação do Uruguai na Copa do Mundo de 2026. A rádio El Espectador acusou o técnico de expor o volante Valverde ao substituí-lo contra a Espanha, enquanto o jornal El Observador destacou que o zagueiro Giménez assumiu papel de líder em campo, enquanto Bielsa permaneceu passivo. Relatos indicam tensão entre jogadores e o técnico devido ao método de treino extenuante. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO O clima turbulento da seleção uruguaia sob o comando de Marcelo Bielsa, que culminou na eliminação precoce da equipe sul-americana na Copa do Mundo de 2026, teve novos bastidores vindo à tona depois da derrota para a Espanha nesta sexta-feira. A imprensa uruguaia detonou Bielsa por substituir o volante e capitão Valverde, jogador do Real Madrid (ESP), no segundo tempo da partida contra os espanhóis. Em comentário após a partida, o comentarista Diego Muñoz, da rádio El Espectador, acusou Bielsa de "destruir o meio-campo" ao sacar Valverde para a entrada do centroavante Viñas. O treinador justificou a decisão, em entrevista após a partida, dizendo que queria ter mais "presença de área" para buscar o empate com a Espanha, mas não convenceu os jornalistas da rádio uruguaia: Após eliminação do Uruguai na Copa, rádio El Espectador criticou Bielsa por substituir o capitão Valverde contra a Espanha — Foto: Reprodução/Internet "Bielsa sacou o capitão da equipe para deixar Canobbio aberto na direita. Tem algo mais incompreensível do que isso? Uma vergonha o que se passou hoje. Poderia ter deixado Valverde na direita e sacado Canobbio. Sacou para expô-lo. Para deixá-lo no mundo como responsável", afirmou o comentarista do El Espectador após a partida. Valverde saiu demonstrando irritação, e não cumprimentou Bielsa ao deixar o campo. Já o jornal El Observador observou que, com o desespero batendo na seleção uruguaia no segundo tempo, o veterano zagueiro Giménez, hoje reserva da equipe, passou a dar orientações aos companheiros "como se fosse Bielsa". Enquanto isso, o treinador permanecia sentado em um cooler na beira do campo, em sua pose habitual. "José María Giménez, claramente um capitão dentro e fora de campo, dava instruções como se fosse o próprio Bielsa. Pediu a Rochet para lançar a bola para Canobbio. Animou toda a equipe quando Dani Olmo quase faz 2 a 0 (para a Espanha). Mordeu a bola quando Viñas quase fez 1 a 1. Bielsa, durante todo esse período, estava sentado em seu cooler", escreveu o jornal. Os relatos de clima tenso no elenco uruguaio já vinham desde a véspera da partida decisiva com a Espanha. Segundo o comentarista Julio Rios, da rádio El Espectador, quatro jogadores da seleção -- o goleiro Rochet e os volantes Ugarte, Betancur e Valverde -- haviam comunicado a Bielsa que "não aguentavam mais a forma de treinar" adotada pelo treinador, que os atletas consideravam "extenuante". De acordo com a rádio, os jogadores pediram para jogar "em bloco baixo e no contragolpe" contra a Espanha, o que acabou acontecendo no primeiro tempo, até a seleção espanhola abrir o placar em falha do goleiro Muslera. Bielsa, por sua vez, disse ao elenco que queria "jogar espelhando a seleção espanhola", com uma formação mais ofensiva e apostando em marcações individuais, o que os jogadores disseram não querer fazer, segundo a rádio.