PUBLICIDADE Medida, no entanto, não atinge órgãos considerados essenciais, como hospitais 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 Postagem bem-humorada nas redes do prefeito Eduardo Cavaliere usa imagens de Vini-Jr — Foto: Reprodução RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 26/06/2026 - 14:02 Rio de Janeiro decreta ponto facultativo em dia de jogo do Brasil na Copa Após a classificação da seleção brasileira na Copa do Mundo, a prefeitura e o estado do Rio de Janeiro decretaram ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia do jogo contra o Japão. A medida, no entanto, não abrange serviços essenciais como hospitais. O prefeito Eduardo Cavaliere e o governador Ricardo Couto coordenaram a decisão, que foi oficializada nos Diários Oficiais. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO Uma boa notícia para os servidores públicos: estado e município do Rio decretaram ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia em que o Brasil enfrenta o Japão, às 14h, na Copa do Mundo realizada nos Estados Unidos, no Canadá e no México. A medida, no entanto, não atinge órgãos considerados essenciais, como hospitais. "O ponto será facultativo, nas repartições públicas municipais, no dia 29 de junho de 2026, em razão do jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2026, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação", diz o texto do decreto do prefeito Eduardo Cavaliere, publicado no Diário Oficial do município desta quinta-feira. No segundo artigo, o decreto comunica que a Secretaria municipal de Saúde (SMS) editará resolução regulamentando o expediente nas unidades da rede. Numa postagem feita após o jogo desta quarta-feira nas redes sociais, usando uma imagem de Vini Jr, autor de dois dos três gols da seleção brasileira na partida contra a Escócia, o prefeito escreveu que em coordenação com o governador em exercício, o desembargador Ricardo Couto, sairia publicado nos Diários Oficiais do município e do estado de quinta-feira os respectivos decretos com ponto facultativo nas repartições públicas municipais e estaduais. Benefício para servidores estaduais Ricardo Couto também decretou ponto facultativo nos órgãos e entidades da administração pública estadual na próxima segunda-feira. No entanto, serviços essenciais funcionarão normalmente, como no município. A medida foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira, valendo para os órgãos da administração direta, autarquias e fundações públicas estaduais. As unidades de saúde, as forças de segurança e demais atividades indispensáveis ao atendimento da população funcionarão normalmente, sem qualquer alteração.