O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na manhã desta quinta-feira 25, a indicação da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para comandar a liderança do governo no Senado. Ela assume a cadeira que era ocupada por Jaques Wagner (PT-BA), que renunciou na quarta-feira 24, pressionado pela inclusão de seu nome entre os investigados no Caso Master.
“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, escreveu Lula, em mensagem postada nas redes sociais.
Teresa Leitão foi deputada estadual em Pernambuco por cinco mandatos, entre 2003 e 2022, ano em que disputou pela primeira vez a candidatura ao Senado e recebeu os votos de 46% dos eleitores do estado.
Líder da bancada do PT, a senadora foi escolhida por reunir atributos considerados relevantes pelo Planalto. Além da relação de confiança construída com Lula e dirigentes petistas, não disputará mandato em outubro, o que lhe daria maior disponibilidade para se dedicar à negociação de pautas do governo e à interlocução cotidiana com os líderes partidários.












