O físico Iñaki Echeverría-Huarte, da Universidade de Navarra (Espanha), estava estudando se as pessoas mantêm uma certa distância entre si ao caminhar quando notou algo estranho. Em cerca de 40 experimentos, a maioria dos participantes desviava espontaneamente para a esquerda.

A observação não tinha nada a ver com a pesquisa original dele, mas gerou curiosidade. "Foi o primeiro sinal de que algo estranho estava acontecendo", disse Echeverría-Huarte.

O físico e seus colegas presumiram que deveria haver uma explicação simples. Talvez o layout da sala, por exemplo, estivesse sutilmente direcionando as pessoas para a esquerda. Eles iniciaram o que pensavam ser uma investigação fácil para descobrir por quê.

O que descobriram, conforme relatado neste mês na revista Nature Communications, é uma tendência inata de pessoas de diferentes perfis demográficos, culturas e condições de desviar no sentido anti-horário.

"Em princípio, não há razão para o fato de as pessoas preferirem girar no sentido anti-horário", afirmou o físico Iker Zuriguel, da Universidade de Navarra, coautor do estudo. No entanto, está claro que elas preferem.