"Calma! Calma! Muita calma!", disse o técnico Carlo Ancelotti, em uma de suas respostas na entrevista concedida após a vitória por 3 a 0 do Brasil sobre a Escócia. O italiano havia sido questionado sobre o recado que daria aos milhões de torcedores empolgados com o time, mas a mensagem valia para ele mesmo, que precisou conter o próprio ânimo.

O treinador gostou bastante da atuação de sua equipe na noite de quarta-feira (24), em Miami Gardens. Na sua visão, a equipe cresceu significativamente desde a estreia na Copa do Mundo, um empate por 1 a 1 com Marrocos, e subiu de produção também em relação ao triunfo por 3 a 0 sobre o frágil Haiti, na semana passada.

Clique aqui e entre no grupo FolhaStats

"Agora, estamos jogando como uma equipe. Esse era o objetivo. Não estamos perfeitos, há coisas em que podemos melhorar, sobretudo no ritmo, pode ser um pouco mais rápido. Mas estou contente porque depois do primeiro jogo melhoramos muito. Estamos sólidos. Isso é o mais importante, porque agora vem o mata-mata. Em mata-mata, solidez é muito importante", afirmou.

O Brasil vai estrear na etapa de jogos eliminatórios do Mundial na próxima segunda-feira (29), em Houston. O adversário ainda será definido. Os três possíveis oponentes –Holanda, Japão e Suécia– foram elogiados pelo comandante verde-amarelo, que, apesar disso, vê boa possibilidade de sucesso.