O Itaú Unibanco anunciou nesta terça-feira (23) uma atualização de seu modelo de trabalho e vai passar a exigir que os funcionários compareçam ao escritório com mais frequência.

Os colaboradores agora terão que trabalhar de forma presencial três vezes por semana a partir do primeiro trimestre de 2028, enquanto superintendentes passam a ir em quatro dias começando em janeiro de 2027 —como já é estabelecido para diretores.

Hoje, é preciso cumprir oito dias mensais, distribuídos conforme a organização de cada área. Segundo o banco, um dos objetivos é dar mais agilidade à tomada de decisões.

A instituição afirma que estruturou um período de transição para que as pessoas e as equipes tenham o tempo necessário para adaptar rotinas pessoais e familiares de forma gradual.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, contudo, afirma que a decisão foi unilateral e não concorda com a mudança. "O modelo atual melhora a qualidade de vida dos bancários e traz ganhos de produtividade e desempenho para os trabalhadores e para a instituição", diz Neiva Ribeiro, presidente da entidade.