O candidato derrotado nas eleições da Colômbia, Iván Cepeda, afirmou nesta segunda-feira (22) que o país já venceu muitos governos autoritários e que seu adversário e presidente eleito, Abelardo de la Espriella, não os assusta.
As declarações foram uma resposta ao discurso da vitória de Espriella na véspera, no qual o ultradireitista empregou a usual retórica agressiva que o consagrou no segundo turno deste domingo (21).
Em Barranquilla, o advogado pediu que Cepeda e seu padrinho político, o presidente Gustavo Petro, "abstenham-se de provocar um incêndio social", porque "não haverá um terceiro turno nas ruas". "Preparem suas malas para fazer a oposição", afirmou a milhares de apoiadores que se reuniram para ouvir o agora presidente eleito.
"Não sei para que [eu faria as malas]. Nós não vamos embora daqui", disse o senador na sede de seu partido, o Pacto Histórico, em Bogotá. "Somos um movimento político muito grande. De acordo com os resultados de ontem, representamos metade deste país politicamente", continuou. "Derrotamos muitos governos autoritários e muitos políticos violentos. Portanto, não venham nos ameaçar."
Cercanías











