O líder indígena Raoni Metuktire foi transferido na manhã desta sexta-feira (19) de Sinop, no norte de Mato Grosso, para o Hospital São Paulo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), onde dará continuidade ao tratamento de saúde e ao acompanhamento cirúrgico de seu quadro clínico.
Segundo boletim divulgado pelo Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, a transferência foi definida após avaliação conjunta das equipes médicas responsáveis pelo caso. O transporte foi realizado em uma aeronave disponibilizada pelo Governo de Mato Grosso.
Raoni estava internado desde domingo (14), após ser diagnosticado com sepse pulmonar associada a uma pneumonia broncoaspirativa. Na terça-feira (16), a equipe médica informou que ele havia apresentado melhora significativa da função renal e redução dos indicadores da infecção.
De acordo com o hospital, Raoni deixou a UTI nos últimos dias e foi transferido em condição clínica estável. No momento do embarque, ele estava lúcido, consciente e orientado, respirando espontaneamente e sem necessidade de suporte ventilatório mecânico, segundo o comunicado.
Durante o trajeto para São Paulo, o líder indígena foi acompanhado por dois familiares, além de um médico intensivista e um enfermeiro. Na capital paulista, o acompanhamento será conduzido pelo cirurgião Franz Robert Apodaca Torrez, professor da Escola Paulista de Medicina da Unifesp.













