O líder índigena Raoni Metuktire, de 94 anos, foi transferido na manhã desta sexta-feira 19 do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop (MT) para o Hospital São Paulo, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, onde dará continuidade ao tratamento. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva desde o último domingo 14 e agora seguirá o tratamento em SP.
Segundo o hospital, a decisão pela transferência foi tomada com o objetivo de assegurar a continuidade da assistência em unidade de referência para o acompanhamento cirúrgico do paciente.
“O transporte ocorreu em aeronave disponibilizada pelo governo do Estado de Mato Grosso, com apoio e mobilização de instituições federais e estaduais, garantindo as condições necessárias para a manutenção integral dos cuidados durante o deslocamento”, diz nota divulgada pela equipe médica.
No domingo, os exames de Raoni apontaram alterações na função renal e indicadores compatíveis com um processo infeccioso grave.
A principal hipótese diagnóstica é de sepse com foco pulmonar, causada por uma pneumonia broncoaspirativa associada a episódios de vômito. Antes de ir para o hospital em Sinop, o indígena estava em casa, recebendo visitas de lideranças e pajés de seu povo, quando apresentou um episódio de vômito.













