A Polícia Federal cancelou, na última quarta-feira 17, a autorização do uso de arma funcional por todos os guardas civis metropolitanos de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo.

A medida impede os guardas de sair às ruas com o armamento da corporação a partir desta quinta 18. O documento com a proibição partiu da Delegacia de Controle de Armas de Fogo da PF em São Paulo.

De acordo com a PF, a decisão resulta do descumprimento de um acordo de cooperação técnica assinado em 2021.

Entre os problemas apontados, segundo o Ministério Público paulista, estão a ausência de mecanismos essenciais para o controle e a fiscalização da corporação, como estruturas independentes de corregedoria e ouvidoria, e sistemas eletrônicos para registro, monitoramento e armazenamento de armas.

De acordo com o MP-SP, a falta desses instrumentos compromete a rastreabilidade de informações e dificulta auditorias, investigações e o controle sobre o uso de armas e demais recursos públicos.