Estudantes e professores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) decidiram encerrar a greve que paralisava atividades. A decisão foi tomada em assembleias realizadas nesta quinta-feira (11), marcando o fim de um movimento que durou cerca de 25 dias.

Com a decisão, resta apenas a Unesp (Universidade Estadual Paulista) com mobilizações estudantis em andamento.

A paralisação dos docentes foi encerrada após a aprovação de uma nova proposta de reajuste salarial apresentada pelo Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) ao Fórum das Seis, que reúne entidades representativas de educadores, servidores e alunos das universidades estaduais. O índice acordado foi de 3,92%.

Já os estudantes aprovaram o encerramento da greve após avaliarem que parte significativa das reivindicações apresentadas ao longo das negociações com a reitoria havia sido contemplada. A decisão ainda deverá ser ratificada pelas assembleias locais dos cursos, mas a expectativa é de retomada das atividades acadêmicas já na próxima segunda-feira (15).

O fim da mobilização ocorre poucos dias depois de os estudantes da USP (Universidade de São Paulo) também terem decidido encerrar uma greve que durou 54 dias.