O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, afirmou que pretende fortalecer a cooperação com o Brasil e defender uma atuação conjunta dos países da América Latina diante de desafios compartilhados. A manifestação foi nesta quinta-feira 25, em resposta à mensagem publicada pelo presidente Lula (PT) após o resultado das eleições colombianas.

Em publicação nas redes sociais, o ultradireitista destacou que Brasil e Colômbia mantêm vínculos históricos, culturais, ambientais e comerciais que devem orientar a relação bilateral durante seu governo. “O continente americano enfrenta problemas comuns de natureza transnacional, que só podem ser superados por meio de um trabalho conjunto, respeitoso e soberano“, escreveu.

Além disso, afirmou que sua gestão buscará preservar uma relação de cooperação com o Brasil, independentemente de diferenças ideológicas. “A Colômbia, em liberdade e ordem, sob meu mandato, buscará um único objetivo: cumprir a aliança com o povo que, como afirmei durante a campanha, não é de ideologias, mas de extrema coerência, e isso inclui nossos vizinhos do Brasil”.

A declaração foi uma resposta à publicação feita por Lula na véspera, quando o presidente brasileiro parabenizou o povo colombiano pela realização de um “processo democrático e soberano” e cumprimentou De la Espriella, da extrema-direita, pela vitória nas urnas.