O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta quinta-feira (25) os colombianos pela eleição de Abelardo de la Espriella à Presidência. O pleito, realizado no último domingo (21), marcou a entrada do país vizinho na onda de ultradireita após seu primeiro governo de esquerda.
Em nota publicada nas redes sociais, Lula afirmou que a relação entre o Brasil e a Colômbia "transcende ideologias" e é fundamental para enfrentar desafios comuns entre os dois países, citando a preservação da amazônia e o combate ao crime organizado.
"Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo", disse. "Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos", completou.
A publicação de Lula se dá um dia após o candidato derrotado Iván Cepeda, apadrinhado do presidente Gustavo Petro, reconhecer a vitória de Espriella. A votação, que fez a Colômbia seguir a tendência ultradireitista de El Salvador, Argentina, Equador e Chile, foi apertada e teve comparecimento recorde.
Nos últimos dias, o país chegou a registrar protestos de apoiadores de Cepeda, muitos deles com denúncias de supostas fraudes no escrutínio, ainda que organizações independentes descartem essa possibilidade.











