O presidente Lula (PT) conversou nesta quinta-feira 25 com a presidenta venezuelana. Delcy Rodríguez e anunciou que o Brasil enviará uma missão humanitária de busca e resgate urbano ao País vizinho. Dois fortes terremotos sacudiram a Venezuela na quarta-feira 24 e deixaram mais de 180 mortos.

Segundo o presidente, um avião KC-390 da Força Aérea Brasileira sairá nesta sexta-feira 26 do Aeroporto de Guarulhos com 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e outros quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações.

Com eles vão nove toneladas de equipamentos para ajudar na busca e socorro às vítimas. No sábado 27, será enviado outro avião com equipamentos para a montagem de um hospital de campanha, 100 purificadores de água com painel solar, medicamentos e material médico para cirurgias.

“Seguiremos acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos de socorro às vítimas para prestar todo o apoio necessário aos nossos irmãos venezuelanos”, afirmou Lula em suas redes sociais.

A região mais castigada pela dupla sequência de tremores foi La Guaira, cidade costeira vizinha de Caracas e onde fica o principal aeroporto. O governo interino decretou estado de emergência nacional e declarou La Guaira como uma “zona de desastre”