Joga Bonito foi uma campanha da Nike no meio da primeira década deste século, logo depois do pentacampeonato mundial. Quem a alimentava muito era Ronaldinho Gaúcho, melhor do planeta nas eleições da Fifa de 2004 e 2005. Não tinha como não achar bonito ver os dribles e os lances de efeito.

Craque malabarista, recebeu o apelido de Mágico no Paris Saint-Germain e de bruxo para o resto da vida.

Muito antes do "joga bonito", a expressão mais precisa era "Futebol-Arte." Convenhamos, é muito melhor.

Nesta Copa do Mundo, o Brasil é cobrado num nível em que nunca foi antes por não jogar bem. "Eu quero que o Messi ganhe a Copa. Torcia pelo Brasil quando jogava bonito. Agora não tem mais jogadores e não tem mais beleza. O que aconteceu?"

Dois motoristas de uber em Miami me disseram a mesma coisa. Alexander, do aeroporto até o hotel, é cubano e foi agressivo no tom de voz. Estava bem bravo. Não ganhou gorjeta.