O segundo medicamento da indústria nacional contendo semaglutida sintética já tem nome. Trata-se do Semavy, caneta injetável fabricada pela farmacêutica Hypera Pharma.
Nesta quarta (24) foi publicado na página da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) o protocolo oficial com o nome do produto, que aguarda registro sanitário. Esse processo é a etapa que antecede o registro sanitário, que pode sair a qualquer momento. A Hypera pediu o protocolo, e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aceitou.
A caneta será voltada ao tratamento do diabetes tipo 2. A farmacêutica ainda deve pedir autorização para uso na perda de peso. Sediada em São Paulo, a Hypera possui um dos portfólios mais diversificados do setor, liderando o mercado de medicamentos isentos de prescrição, suplementos e vitaminas.
O primeiro produto nacional, o Ozivy, da farmacêutica EMS, foi aprovado pela Anvisa no último dia 26 de maio, pouco mais de dois meses após a semaglutida perder a patente, em 20 de março.
No último dia 15, a EMS começou a distribuir o medicamento, que está chegando primeiro às principais redes farmacêuticas das capitais brasileiras, com previsão de cobertura nacional até julho.









