A sequência de agendas do presidente Lula (PT) no Rio de Janeiro faz parte de uma estratégia da equipe do petista de aproveitar a fragilização do palanque do senador Flávio Bolsonaro (PL) em sua base eleitoral.

Lula tem buscado colher frutos da atuação do desembargador Ricardo Couto como governador interino, cuja condução do Palácio Guanabara tem sido avaliada de forma positiva pelo eleitorado, segundo pesquisas internas. O magistrado tem promovido auditorias em contratos e exonerações de possíveis funcionários fantasmas.

A iniciativa da equipe petista visa reverter a vantagem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve no estado nas últimas duas eleições. A redução da diferença, que foi de 14 pontos percentuais em 2022 e 36 em 2018, já é considerada uma conquista pela campanha.

O presidente participou de cinco agendas ao lado de Couto nesta segunda (22) e terça-feira (23) no Rio de Janeiro.

O principal evento foi a assinatura do termo de adesão do Governo do Rio de Janeiro ao Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), que permite o refinanciamento da dívida dos estados com a União mediante contrapartidas, como investimentos em áreas como educação.