Tecnologia, integração de dados e ampliação do efetivo estão entre os pilares da estratégia de segurança pública do estado Centro Integrado de Operações Coordenadas monitora em tempo real dados do Muralha Paulista, que conecta 125 mil câmeras em todo o estado para ampliar a prevenção e o combate ao crime — Foto: Divulgação No primeiro bimestre de 2026, o Estado de São Paulo registrou as menores taxas de roubos, latrocínios e homicídios dolosos da série histórica iniciada em 2001. Os resultados refletem uma estratégia do Governo de São Paulo que combina monitoramento em tempo real, uso de inteligência artificial, integração entre forças de segurança e ampliação do efetivo policial. Os homicídios dolosos caíram 11,3% no estado, de 416 para 369 ocorrências, atingindo o menor patamar em mais de duas décadas. Na capital paulista, a redução foi de 22,3%. Os roubos em geral recuaram 21,4%, passando de 30.180 para 23.719 registros — o menor resultado em 26 anos. Os latrocínios caíram de 28 para 12 casos, enquanto os roubos de veículos registraram queda de 39,9%, de 4.562 para 2.743 ocorrências. Os roubos a banco seguem zerados desde 2025. Monitoramento integrado amplia capacidade de resposta O principal pilar dessa iniciativa do Governo do estado é o Muralha Paulista, programa que cria uma rede integrada de monitoramento voltada a ampliar a capacidade de prevenção e resposta das forças de segurança. Com investimentos de R$ 440 milhões, a iniciativa conecta em tempo real 125 mil câmeras e sensores, bancos de dados de veículos e pessoas, indicadores criminais e informações georreferenciadas. Atualmente, 228 municípios do estado estão totalmente integrados à rede e 607 já manifestaram interesse em aderir. O sistema utiliza computação em nuvem e inteligência artificial para identificar padrões de criminalidade, direcionar recursos operacionais, apoiar investigações e aprimorar ações preventivas. Combate ao financiamento do crime Além do monitoramento e da atuação operacional, o estado passou a ampliar esforços voltados a descapitalização de organizações criminosas. Por meio do programa Recupera-SP, mais de R$ 120 milhões já foram recuperados ou colocados sob monitoramento, incluindo R$ 24,5 milhões em valores depositados em contas e R$ 2,4 milhões em bens incorporados. Os recursos apreendidos são reinvestidos em equipamentos, tecnologia e infraestrutura para a própria segurança pública. O combate ao tráfico de drogas reforça esses resultados. Desde 2023, as forças de segurança apreenderam 708,2 toneladas de entorpecentes em todo o estado, causando prejuízo estimado superior a R$ 3,2 bilhões às organizações criminosas. Apenas na Baixada Santista foram 40 toneladas apreendidas, com impacto calculado em R$ 266,7 milhões ao crime organizado. Reforço do efetivo e proteção às mulheres A violência contra a mulher passou a receber atenção específica dentro da estratégia de segurança pública do estado. Em junho, o Governo de São Paulo publicou edital para a contratação de 2 mil soldados da Polícia Militar, dentro de uma meta para viabilizar a entrada de 26 mil novos policiais até o fim de 2026. Criada em maio, a Patrulha SP Mulher Segura é uma força especializada da PM voltada ao atendimento preventivo de ocorrências de violência doméstica, com viaturas exclusivas guiadas pelos indicadores criminais de cada região. Inicialmente implantada na capital, será expandida para o interior e o litoral de São Paulo, com previsão de 100 veículos e equipes até o fim do ano. O estado conta ainda com 144 Delegacias de Defesa da Mulher, além da DDM Online e das Salas DDM Online nas delegacias comuns, que ampliam o acesso ao atendimento policial especializado. Aplicativo SP Mulher Segura reúne serviços de proteção, orientação e acionamento emergencial da Polícia Militar para mulheres em situação de violência. — Foto: Divulgação Entre as ações em funcionamento estão também a Cabine Lilás, que direciona chamadas do 190 sobre violência doméstica a policiais femininas capacitadas, e o aplicativo SP Mulher Segura, que reúne serviços de proteção e permite o acionamento emergencial da Polícia Militar. O monitoramento eletrônico de agressores também está sendo ampliado. Em abril, um acordo firmado entre o Governo de São Paulo e o Tribunal de Justiça estabeleceu a expansão da medida para todo o território paulista. Hoje, o estado conta com 1.250 equipamentos entre tornozeleiras eletrônicas e dispositivos de acompanhamento. A expectativa é continuar ampliando a integração tecnológica, fortalecer o efetivo policial e aprimorar os mecanismos de prevenção. São Paulo conquista redução expressiva da criminalidade: Queda de 11,3% nos homicídios dolosos no primeiro bimestre de 2026. Queda de 21,4% nos roubos em geral. Queda de 39,9% nos roubos de veículos. Roubos a banco zerados desde 2025. Redução dos latrocínios, de 28 para 12 registros. Mais de R$ 120 milhões recuperados ou monitorados pelo Recupera-SP. Prejuízo estimado superior a R$ 3,2 bilhões às organizações criminosas com apreensões de drogas desde 2023. Apreensão de 708,2 toneladas de drogas desde 2023. Inteligência e tecnologia são diferenciais do estado: Integração do Muralha Paulista com 125 mil câmeras e sensores conectados. 228 municípios já integrados ao Muralha Paulista. 607 municípios com manifestação de interesse em aderir ao programa. Investimento de R$ 440 milhões no Muralha Paulista. Edital para contratação de 2 mil soldados da Polícia Militar. Meta de viabilizar a entrada de 26 mil novos policiais até o final do ano.