É um monumento nacional e está com o futuro adiado há mais de três décadas. Os comboios deixaram de circular na Ponte Maria Pia no dia 24 de Junho de de 1991, há 35 anos, e ainda não há uma decisão sobre o que fazer com a travessia que está na tutela da Infra-estruturas de Portugal (IP).No dia em que foi anunciada a construção de uma nova travessia pedonal sobre o Rio Douro entre a Ribeira do Porto e o Cais de Gaia, os autarcas das duas cidades dizem que têm mantido conversações sobre a antiga ponte metálica projectada pelos engenheiros Gustave Eiffel e Théophile Seyrig. Mas não há ainda uma solução no horizonte.Para já, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte (PSD) afirma que é “prematuro” dizer que soluções pretende a câmara para aquela ponte. “Estamos a estudar alternativas”, diz o autarca, que explica que estão em cima da mesa questões como o tipo de utilização do tabuleiro (se para peões, bicicletas, transporte público ou uso misto) ou os acessos.Do lado de Gaia, Luís Filipe Menezes (PSD) diz que falaram sobre o assunto na primeira reunião que tiveram enquanto autarcas após as eleições de Outubro de 2025, mas refere também que ainda espera que o Porto desenvolva “ideias e projectos sobre o tema”.Os autarcas falavam aos jornalistas nesta terça-feira, à margem da cerimónia de anúncio da construção de uma nova ponte para peões e velocípedes sobre o Rio Douro, 350 metros a jusante da Ponte Luiz I.