É um monumento nacional e está com o futuro adiado há mais de três décadas. Os comboios deixaram de circular na Ponte Maria Pia no dia 24 de Junho de de 1991, há 35 anos, e ainda não há uma decisão sobre o que fazer com a travessia que está na tutela da Infra-estruturas de Portugal (IP).No dia em que foi anunciada a construção de uma nova travessia pedonal sobre o Rio Douro entre a Ribeira do Porto e o Cais de Gaia, os autarcas das duas cidades dizem que têm mantido conversações sobre a antiga ponte metálica projectada pelos engenheiros Gustave Eiffel e Théophile Seyrig. Mas não há ainda uma solução no horizonte.Para já, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte (PSD) afirma que é “prematuro” dizer que soluções pretende a câmara para aquela ponte. “Estamos a estudar alternativas”, diz o autarca, que explica que estão em cima da mesa questões como o tipo de utilização do tabuleiro (se para peões, bicicletas, transporte público ou uso misto) ou os acessos.Do lado de Gaia, Luís Filipe Menezes (PSD) diz que falaram sobre o assunto na primeira reunião que tiveram enquanto autarcas após as eleições de Outubro de 2025, mas refere também que ainda espera que o Porto desenvolva “ideias e projectos sobre o tema”.Os autarcas falavam aos jornalistas nesta terça-feira, à margem da cerimónia de anúncio da construção de uma nova ponte para peões e velocípedes sobre o Rio Douro, 350 metros a jusante da Ponte Luiz I.
35 anos depois do encerramento, futuro da Ponte Maria Pia continua em suspenso
IP gastou perto de 55,2 mil euros em manutenção da travessia só na última década. Gaia quer travessia ciclo-pedonal enquadrada num parque urbano.







