0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 Placa apresentada durante coletiva de Trump sobre tarifas recíprocas — Foto: Kent Nishimura / Bloomberg RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 23/06/2026 - 08:12 Blogueiro bolsonarista critica tarifa dos EUA que afeta Brasil e fortalece Lula O blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo, que antes celebrou tarifas impostas ao Brasil por Trump, agora busca se opor a uma taxa de 25% nos EUA. Ele se cadastrou para a audiência da Seção 301 da USTR, criticando a medida por afetar exportadores e consumidores brasileiros e fortalecer a narrativa de Lula, além de afastar o Brasil de Washington. Figueiredo alega perseguição e destaca o impacto geopolítico das tarifas. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO O bolsonarismo tenta agora reorganizar sua narrativa após ter sido responsabilizado pelas tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil. Depois de comemorar, no ano passado, a imposição da alta taxação ao país, o blogueiro da extrema direita Paulo Figueiredo se cadastrou para participar da audiência da Seção 301 no Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), no dia 6 de julho. No texto, ele afirma que pretende se posicionar contra a proposta de tarifa de 25% sobre produtos brasileiros. O prazo para apresentação de pedidos de audiência se encerrou na noite de ontem e a comissão deve divulgar nos próximos dias quem era participar da sessão. Em julho do ano passado, Figueiredo comemorou publicamente a imposição de tarifas ao Brasil. “Achamos ótimo. O Brasil merece a tarifa Moraes”, disse. Em outra declaração numa live, afirmou: “Eu acho que o presidente dos Estados Unidos acertou na decisão dele. Estou 100% convencido de que as tarifas foram o movimento correto para o Brasil. O presidente Trump agiu corretamente e eu sou muito grato a ele.” Como pegou muito mal para eles, tentam mudança radical de posição. Agora, neste documento enviado ao USTR, Figueiredo afirma que a medida “atinge os alvos errados”, ao punir exportadores e consumidores em vez das autoridades brasileiras. Diz que o governo brasileiro atual “não apenas tolera esse conflito como dele se beneficia e o estimula”, e que as tarifas fortalecem a narrativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contribuem para o afastamento do Brasil em relação a Washington. Também no texto, ele se identifica como "o único indivíduo nominalmente identificado no Fact Sheet da Casa Branca que acompanha a Ordem Executiva 14323, de 30 de julho de 2025, como alvo de perseguição que integra a base fática das medidas dos EUA relativas ao Brasil". Paulo Figueiredo se cadastra para participar de audiência no USTR — Foto: reprodução Em seu pedido para participar da audiência, ele diz ainda que Lula adotaria uma postura de confronto com os Estados Unidos, considerada politicamente rentável no cenário interno, alinhada a uma estratégia de aproximação com a China e com o bloco BRICS. Afirma ainda que esse movimento reduziria a dependência do Brasil em relação aos Estados Unidos e reforçaria um reposicionamento geopolítico do país em direção a Pequim, em detrimento da relação histórica com Washington. No início de junho, o USTR anunciou a conclusão da investigação aberta contra o Brasil com base na chamada Seção 301 da Lei de Comércio americana. E questionou políticas brasileiras relacionadas ao comércio digital, sistemas de pagamento eletrônico como o Pix, propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol, combate à corrupção e questões ambientais.
Bolsonarista que comemorou o tarifaço agora quer ir ao USTR contra taxação ao Brasil
Bolsonarista que comemorou o tarifaço agora quer ir ao USTR contra taxação ao Brasil






