Após a desistência do senador Rodrigo Pacheco (PSB) de concorrer ao governo de Minas Gerais, PT optou por uma candidatura própria Presidente Lula — Foto: Mandel Ngan/Pool Photo/AP O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita Minas Gerais nesta sexta-feira (19) para participar da entrega de um hospital em Divinópolis (MG) e conversão do Hospital Luxemburgo em unidade 100% SUS, em Belo Horizonte. O presidente deve aproveitar a viagem para conversar com lideranças locais sobre a formação de palanque no Estado para sua candidatura à reeleição. Após a desistência do senador Rodrigo Pacheco (PSB) de concorrer ao governo de Minas Gerais, o diretório estadual do PT definiu a preferência pelo lançamento de uma candidatura própria, sem descartar o apoio de um candidato de outra legenda. Um dos nomes cotados é do ex-presidente da Câmara dos Vereadores Gabriel Azevedo (MDB), que já conta com o apoio de lideranças petistas, como a ex-prefeita de Contagem e pré-candidata ao Senado Marília Campos, e do ex-ministro e conselheiro do presidente Lula, Walfrido dos Mares Guia, com quem Azevedo almoçou na semana passada. Ele também teve encontro recente com Edinho Silva, presidente nacional do PT. Edinho disse a jornalistas no início da semana que dialoga com várias lideranças, "inclusive com o MDB". Ele descartou a possibilidade de apoiar a candidatura do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD). Outra opção do PT é apoiar um candidato do PSB. A legenda tem como principais nomes o ex-procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e o empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Josué Gomes da Silva. Nos bastidores, há rumores de que Jarbas poderia se tornar vice na chapa de Gabriel, mas Jarbas nega. Em Minas Gerais, Gabriel Azevedo também recebeu apoio do PV e dialoga com outras siglas como PCdoB, Avante, Agir, Solidariedade e União Brasil. A opção interna seria da ex-reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Sandra Goulart. Pela manhã, Lula participa da cerimônia de assinatura de novos investimentos do Novo PAC, na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Por meio do Programa de Revitalização de Recursos Hídricos, serão destinados R$ 1,6 bilhão para ações de revitalização das bacias de Furnas e do Rio São Francisco em Minas Gerais, beneficiando 140 municípios. Na sequência, o presidente visita no fim da manhã o Hospital Luxemburgo, da Rede Mário Penna, em Belo Horizonte, que será transformado em unidade com atendimento 100% feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de investimentos para aumento do número de leitos, o hospital contará com novo equipamento de radioterapia para tratamento de câncer. O evento deve contar com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que vai apresentar dados sobre o programa Agora Tem Especialistas. À tarde, Lula participa, junto com os ministros Leonardo Barchini (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde), da inauguração do Hospital Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (HU-UFSJ), em Divinópolis, na região centro-oeste do Estado. A unidade, voltada ao atendimento de média e alta complexidade em clínica médica, cirurgias e materno-infantil, faz parte da Rede HU Brasil e será referência em assistência a saúde, ensino e pesquisa. Construído e equipado pelo Governo de Minas Gerais, o hospital foi doado à Universidade Federal São João Del-Rei. A rede HU Brasil assumiu a gestão da unidade por 20 anos, ao custo previsto de R$ 341 milhões por ano. São R$ 111 milhões do Ministério da Saúde e R$ 220 milhões do Ministério da Educação. O atendimento será 100% destinado ao SUS. O hospital conta com 31 leitos, e os demais serviços serão implementados no prazo de um ano. Ao todo, serão 198 leitos. O governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD), não participará do evento. Ele cumpre agenda em Governador Valadares (MG), na região leste do Estado. A inauguração de hospitais regionais é uma das principais bandeiras do governador e pré-candidato à reeleição. Aliado do ex-governador Romeu Zema (Novo), Simões faz oposição a Lula.